7 Maneiras para que sua equipe tenha mais iniciativa

Tempo de leitura: 4 minutos

Experimente estes métodos comprovados para estimular a ação e obter resultados em sua equipe.

Pessoas motivadas, com iniciativa, que agem e fazem as coisas são essenciais para qualquer organização eficaz. Mas o que você deve fazer se seus companheiros de equipe não mostram iniciativa? Esse post, 7 Maneiras para que sua equipe tenha mais iniciativa, te ajudará com isso. É só ler abaixo e colocar em prática.

Recentemente eu estava conversando com um amigo. Ele estava frustrado por seus funcionários não tomarem a iniciativa suficientemente. E isso estava realmente afetando os negócios. O problema era que ele os culpava e agia como se fosse impotente, como se fosse a vítima.

Eu, sinceramente, não acredito nisso. E quanto mais eu pensava sobre a situação, mais claro tornava-se a forma de se resolver.

Se você é um líder que precisa obter dos seus companheiros de equipe mais iniciativa, sugiro estas sete maneiras.

7 Maneiras para que sua equipe tenha mais iniciativa

  1. Seja, você mesmo, um modelo de liderança.

    “Como sua liderança te levou a este resultado?” É uma das questões mais importantes que alguém já me perguntou. Por quê? Liderança de equipe começa com auto liderança, e é difícil insistir em coisas que não fazemos.

  2. Contrate e trie pensando em iniciativa.

    Na minha equipe chamamos isso de entusiasmo  infectante e não trazemos ninguém a bordo que não o tenha. Estamos todos acostumados a fazer triagem para o talento, capacidade e experiência. Este é, na verdade, mais importante. E há uma consequência a isso: Considere mostrar, as pessoas que não tenham iniciativa, a porta.

  3. Compartilhe suas expectativas sobre a iniciativa.
    Ninguém pode ler sua mente. Eu sei, como um líder isso às vezes me acontece também. Mas é a verdade, e é por isso que os líderes não podem se privar de comunicar este ponto. É inútil manter as pessoas com padrões que não são definidos para eles. Se você quer alguma coisa, faça que as pessoas saibam.
  4. Torne-a um dos seus valores fundamentais.

    Quão importante é a iniciativa para você, realmente? Os valores centrais são o DNA de uma organização. Eles moldam, dirigem e replicam. Mas aqui está a realidade: Se a iniciativa não for verdadeiramente crítica para você, não vai tornar-se crítica para a sua equipe também.

  5. Afirme a iniciativa em tempo real.

    Se ganha mais do que incentivar. Quando você tem companheiros que tomam iniciativa, afirme isso no momento. E faça publicamente. Permita que as pessoas saibam que isso é uma qualidade. Que você ficou animado, que é algo fundamental para o sucesso da equipe e que está ativamente à procura.

  6. Recompense a iniciativa em uma base regular.

    É importante fazer mais do que reconhecer a iniciativa no momento. Também é importante incentivá-la a longo prazo. Recompensas regulares são uma ótima maneira de fazer isso. Estes motivadores podem ser extrínseco (como bónus anuais) ou intrínseco (como mais possibilidades de crescimento e promoção).

  7. Permitir que as pessoas cometam erros.

    Eu não sei sobre você, mas eu conheci pouquíssimas pessoas perfeitas na minha vida. Posso contá-las em uma das mãos. A realidade é que todo mundo comete erros. Inclusive eu e você. Todos nós erramos em um grau ou outro. Isto significa, que se você punir erros, você vai incentivar as pessoas a não assumirem riscos. Beijo de despedida a iniciativa. Porém se der certo espaço para cometerem erros, elas vão aprender a mitigar, reduzir, melhor os riscos.

Liderança de equipe começa com auto liderança. É difícil insistir em coisas que não fazemos. LUCIANO TOLEDO

Então faça essa pergunta a si mesmo. Se você está vendo uma falta de iniciativa em sua equipe, que tipo de liderança criou esta situação? Em seguida, pergunte qual destas 7 maneiras para que sua equipe tenha mais iniciativa pode ajudá-lo a resolver isso.

Quando controlamos o próprio resultado, temos o poder de mudá-lo.

Pergunta: Qual dessas estratégias você irá implementar esta semana para inspirar a iniciativa na equipe? Qual das 7 Maneiras para que sua equipe tenha mais iniciativa é a que você já tinha usado?  Deixe o seu comentário abaixo.

Segue mais alguns textos sobre esse assunto:

Deixe os seus comentários aqui.