Como alcançar seus objetivos com este simples segredo

Tempo de leitura: 8 minutos

4 Dicas para cumprir com as metas que você continua perdendo

A maioria de nós começa a perseguir os nossos objetivos com grande foco e intensidade, mas bloqueios inevitavelmente vem à tona antes de estarmos longe no caminho. Podemos ser tentados a desistir ou simplesmente redobrar nossos esforços para suplantar o obstáculo. As vezes a nossa estratégia não funciona. As vezes jogar essa estratégia fora e tentar uma abordagem alternativa funcione muito melhor. Continue a leitura e descubra como alcançar seus objetivos com este simples segredo.

Ultimamente eu tenho tido um grande trabalho para manter a minha forma física. Tudo começou em uma partida de futebol com o pessoal da empresa, em fevereiro desse ano. Ah esses esportistas de fim de semana, sim foi num fim de semana. Tomei uma forte pancada no pé direito e saí mancando. Como não inchou e nem ficou com hematomas. Pensei que não era nada e que em um ou dois dias iria passar.

Mudança de estratégia

Como havia tido, há alguns anos atrás, um problema no joelho esquerdo e o mesmo voltara a doer, também após o jogo. Fui ao médico para ver isso e acabei não vendo o tornozelo. Fui diagnosticado com problema na cartilagem e que deveria fazer fisioterapia para melhorar isso. Então comecei a fisioterapia para o joelho. Mas a dor no meu pé não passava. Tentei ignorá-la por várias semanas, mas, eventualmente, eu desisti e fui ao médico. Apenas para descobrir que o meu ligamento quase tinha rompido e isso que estava causando a dor no tornozelo.

Essa dor tem me forçado a fazer fisioterapia e evitar que faça exercícios que tenha algum impacto nessas articulações. Como corridas, bicicleta entre outros, quer dizer sem exercícios de cardio. Com isso não estava conseguindo manter o meu peso com a antiga dieta. O que estava me deixando muito triste e insatisfeito, pois estava vendo todo o esforço que fiz para entrar em forma indo por água abaixo. Podia desistir e aceitar a situação. Em vez disso, falei com uma nutricionista.

Qual foi o segredo para poder manter o peso durante essa fase que não posso treinar tão forte? Simples, mudar a dieta e deixar o meu pé se recuperar com a fisioterapia. Um exemplo como alcançar seus objetivos com este simples segredo, mas poderoso: A maneira de conseguir nossos objetivos é mantê-los firmemente e nossas estratégias vagamente.

Uma Definição de Metas Superpoderosas

Eu costumava me sentir como um fracassado, quando eu tinha que mudar de estratégia para alcançar meus objetivos. Ficava preocupado em não ter compromisso e ser um mal planejador. Afinal, se eu fosse melhor no estabelecimento das metas, eu não teria fixado a estratégia correta na primeira vez? Mas ao longo dos anos eu percebi que a minha capacidade de alterar a estratégia não é uma marca de fracasso, e em vez disso uma criação de meta superpoderosa.

Este ano, eu já mudei de estratégia várias vezes em três grandes áreas e essas são as áreas onde eu estou fazendo o maior progresso. Quer se trate de meus objetivos de saúde e fitness, metas de crescimento profissional ou com minha família. Eu raramente consigo qualquer coisa significativa que não necessita de, pelo menos, um punhado de mudanças significativas de estratégia.

Por quê? Porque só temos visibilidade limitada quando definimos os nossos objetivos. Pense nisso: Como você poderia planejar todas as contingências que vão acontecer em um período de 365 dias em 1º de janeiro (ou sempre que você definir suas metas anuais)? Eu não tive um ano ainda onde obstáculos imprevistos, desafios e oportunidades se apresentaram em um desfile constante. Como alcançar seus objetivos com este simples segredo então?

O que Helmuth von Moltke disse sobre a guerra se aplica perfeitamente a alcançar nossos objetivos

Nenhum plano de batalha sobrevive além do primeiro contato com a principal força hostil. . . . Ele o comandante-em-chefe vai sempre manter o seu principal objetivo em mente e não será influenciado pela mutabilidade dos acontecimentos. No entanto, a maneira em que ele espera para atingir este objetivo não pode ser definido com antecedência com qualquer grau de certeza.

Em vez disso, von Moltke disse que os comandantes irão manter os seus objetivos em vista, mas usar seu julgamento para reagir no momento, mudar de estratégia.

4 Dicas para cultivar seu superpoder

Pode até parecer que esse tipo de flexibilidade mágica venha naturalmente para mim. Mas eu tenho que confessar que não sou naturalmente flexível em tudo. Basta perguntar a minha esposa e filhas. De fato, no teste StrengthsFinder de 34 pontos fortes, um dos meus com menor força de pontuação, senão o menor, é adaptabilidade. Eu basicamente não tive boa performance ao longo da vida no departamento de flexibilidade. Isso é uma boa notícia, porque mesmo não sendo uma aptidão natural ela é uma habilidade que qualquer um pode cultivar.

Se você, como eu, não pode confiar em sua habilidade natural para se destacar em flexibilidade, aqui estão 4 dicas para ajudá-lo a cultivar em si mesmo essa habilidade.

Minhas dicas pessoais de como alcançar seus objetivos com este simples segredo.

  1. Não há vacas sagradas. Seus objetivos podem ser sagrados, mas sua estratégia com certeza não é. Tudo o que importa é saber se a estratégia funciona ou não. Se a resposta for não, você deve sentir-se livre da obrigação em mantê-la. Assim você pode jogar ela fora e tentar algo mais. Uma nova estratégia.
  2. Um plano ainda é importante. Você pode ser tentado a pensar que criar um plano para realizar seus objetivos seja um desperdício de tempo. Longe disso. Afinal, ter um plano é o que nos leva em direção aos nossos objetivos. Sem ele, nós, provavelmente nunca sairíamos do lugar. Basta se lembrar de mantê-lo livre conforme surgem os obstáculos.
  3. Pensamento de possibilidade é o molho secreto. Mudar uma estratégia para a próxima, presume que você acredite que exista uma estratégia melhor. Mesmo que você não sabia qual é ainda. Isso é parte do que te ajuda a manter seu plano sem se perder. Concentre-se em ficar longe de um lugar de escassez, e fique em um lugar de abundância que diz: “Meu melhor pensamento e as minhas melhores estratégias ainda têm que ser descobertas. Há sempre mais maneiras de chegar lá do que eu posso imaginar ou ver agora.”
  4. Mostre seu trabalho. Se você está liderando uma equipe, este é um passo final importante. Você deve explicar a sua razão para mudar a estratégia para a sua equipe, você deve inseri-los em sua visão. Isso alinha sua equipe com você e a vontade de te seguir onde você for, mesmo que seja perturbador no curto prazo. Como líder, você também deve ser intencional sobre a construção de uma cultura onde a flexibilidade, mudança e assumir riscos são incentivados. Então quando você exibir essas características, elas serão vistas como positivas, e não negativas.

Levando a sério

Eu levo meus objetivos muito a sério. Muito a sério a ponto de pensar que minhas estratégias eram sagradas. Pense nisso como a condução de um evento importante, as Olimpíadas, por exemplo. Talvez a estrada, que inicialmente, você escolheu, era o caminho mais rápido. Até que um acidente aterre tudo e te faça parar. Se você pode sair da estrada e encontrar um caminho melhor, você faria isso ou simplesmente esperaria na estrada e perderia o seu compromisso?

A maneira de como alcançar seus objetivos com este simples segredo é mantê-los firmemente, e as estratégias vagamente. – Luciano Toledo

A chave para o desenvolvimento do seu próprio superpoder de estabelecimento de metas é desenvolver a sua habilidade para “mudar o seu percurso” tão frequentemente quanto você precise para chegar ao seu objetivo.

Abaixo segue mais 3 posts que vão te ajudar a alcançar os seus objetivos;

Pergunta: Quais são os ajustes na rota (ou alterações na estratégia) que você precisa para fazer, hoje, para realizar seus objetivos? Como alcançar seus objetivos com este simples segredo pode te ajudar? Deixe o seu comentário abaixo.