7 Passos para ganhar mais confiança agora

Tempo de leitura: 5 minutos

Um caminho comprovado para superar o medo e alcançar seus objetivos

Sempre que falo com os líderes sobre suas maiores lutas, a resposta que eu ouço mais do que qualquer outra é a falta de confiança. Ela é uma aflição universal.

No início de minha carreira, eu sofria de ansiedade social quase paralisante. Em funções formais no escritório, eu suava como um louco e minhas mãos ficavam geladas.

Mais tarde, como gestor de uma Multinacional, eu lutava com sentimentos pesados de inadequação. Eu estava realmente pronto para o trabalho? Eu realmente poderia levar este negócio através das dificuldades da economia?

Acontece que a maioria dos líderes lidam com falta de confiança. Na verdade, cada líder eficaz que eu conheço luta com esta questão de uma forma ou de outra.

Como eles permanecem no jogo e continuam vencendo? Eles não cedem ao medo, incerteza e dúvida. Eles lutam contra eles e ganham.

E você também pode. Eu estudei este fenômeno por um bom tempo, principalmente para mim mesmo. Mas eu encontrei, uma vez e depois outra, que a minha resposta funciona para os outros também. Isso eu chamo de Círculo da Confiança.

Eu gostaria de revelar estes sete passos abaixo. Em minha experiência, de coaching e mentoring, praticamente qualquer pessoa pode seguir estes passos para ganhar mais confiança.

Tenha mais confiança em apenas 7 passos:

1 – Clareza. A confiança vem da clareza. Até você ter clareza sobre o que está fazendo, para onde está indo, e o que está em jogo, você vai estar sempre no escuro. E isso, para a sua mente, te deixa vulnerável.

Qual a melhor maneira de obter clareza? Identificar seus principais objetivos e começar a se mover em direção a eles. Tome as medidas que são claras agora e o caminho em direção à meta surgirá conforme você for caminhando.

2 – Coragem. É fácil confundir coragem e confiança. Eles têm a mesma aparência por fora, mas eles são sentidos muito diferentes por dentro. Coragem não é a ausência de medo, é a vontade de agir apesar do seu medo.

Coragem requer que você dê um passo em direção a seus objetivos com a clareza que você tem, mesmo se você está com medo. Quando fazemos isso, fazemos o progresso em direção aos nossos objetivos e a confiança cresce à medida que se aproxima de nossos objetivos.

3 – Comunidade. Líderes às vezes acham que têm que ir sozinhos. Mas convidar outras pessoas para a sua jornada traz vantagens significativas:

  • Responsabilidade;
  • Inspiração;
  • Recursos compartilhados;
  • Solidariedade;
  • E mais.

O que é incrível é que esses passos se reforçam mutuamente. Se você quiser encontrar clareza e coragem, a comunidade (pessoas) certa pode fazer toda a diferença.

Ainda tem mais…

4 – Compromisso. Em algum momento, todos nós queremos desistir. Cada jornada tem seus trechos difíceis, períodos onde não se sente recompensado ou mesmo remotamente se vale a pena todos os problemas.

O truque é ficar conectado ao seu por quê? O que motiva você? Qual é a recompensa? A capacidade e determinação para continuar apesar dos reveses e desafios é o que separa os bem sucedidos do restante.

5 – Celebração. Este não é natural para mim. Realização é um dos meus pontos fortes. Quando eu tenho uma vitória, eu não quero diminuir o ritmo. Eu quero ir logo para a próxima. Mas uma pausa para celebrar nossas vitórias constrói enormemente a confiança.

Por quê? Celebração forja uma forte ligação entre realização e sentimentos positivos que podem manter o nosso humor e  a nossa motivação fortes.

6 – Capacidade. Quando enfrentamos os nossos medos e fazemos coisas difíceis, nós geralmente desenvolvemos capacidades novas e mais fortes do que tínhamos antes de enfrentar esses medos.

Você provavelmente já tenha provado isso mais de um milhão de vezes na vida. Passar por algo uma vez e acreditar que você pode fazê-lo novamente em seguida com mais facilidade. Isso é praticamente a definição de confiança. Em breve, o que antes te aterrorizava, se torna algo rotineiro.

7 – Confiança. Você chegou. Quando você alcançar este ponto, você estará atuando a partir de um lugar de confiança. Você intuitivamente sabe que tem as capacidades, recursos e estratégias que você precisa para conduzir efetivamente, enfrentar desafios e alcançar seus objetivos.

Conclusão

Mas este é apenas o início. O Círculo de Confiança é mais do que um loop. É uma espiral ascendente.

Uma vez que você alcançou uma experiência sustentada pela confiança, é hora de alcançar alguns objetivos maiores, algumas metas que irá puxá-lo para fora de sua zona de conforto e testar a sua resiliência.

Tome as medidas que são claras agora e o caminho em direção à meta surgirá conforme você for caminhando.

Será que você tem confiança? Provavelmente não tanto quanto você gostaria. Mas esse é exatamente o momento que você tem clareza do que se quer e começa tudo novamente, construindo o seu progresso e indo mais longe do que nunca.

Pergunta: Como está a sua confiança? O que você precisa fazer para avançar? Você pode deixar seu comentário abaixo.