Por que grandes líderes fazem você se sentir seguro

Tempo de leitura: 3 minutos

Tudo começa com segurança

Autor, orador e palestrante Simon Sinek é um contador de histórias talentoso. No vídeo abaixo, em inglês, Simon fala de um aspecto muitas vezes esquecido da liderança: que grandes líderes fazem o ambiente mais seguro.

Simon relata a história de uma emboscada e sua poderosa lição. Quando o capitão do exército William Swenson e seus homens estavam sob fogo pesado no Afeganistão, tudo foi capturado na câmera. Como Swenson é visto ajudando um soldado ferido em um helicóptero. Swenson se inclina e beija a testa do soldado ferido antes de correr de volta para a batalha.

Liderança é uma escolha. Não uma posição. – Simon Sinek

Portanto, continue lendo para saber mais sobre:

  • O que a abnegação tem haver com a liderança
  • Por que a autopreservação pode ser inimiga da liderança
  • Como os líderes podem destravar a criatividade

Gostou do que vem por aí? Então não deixe de compartilhar com seus amigos para que cada vez mais pessoas descubram como um grande líder pode fazer a diferença nos ambientes que eles vivem.

Grandes líderes constroem uma cultura que encoraja a abnegação

Por que ele fez isso? A primeira hipótese de Sinek era que os militares de alguma forma atraíam pessoas altruístas. Depois de uma investigação mais aprofundada, Sinek concluiu que era o ambiente que elevava o comportamento. A cultura e os valores da organização eram suficientemente fortes para incentivar o altruísmo.

Vamos colocar nossas vidas em risco para salvar os outros por causa da confiança. Isso significa que a confiança aumenta a segurança. Quando nos sentimos seguros, somos capacitados. Quando não estamos agindo sob ameaça, somos capazes de dar o nosso melhor, ser mais criativo, ser mais produtivo. Mais confiança = mais segurança = mais produtividade e criatividade. É uma fórmula que todos os líderes devem estudar.

Confiança e segurança podem ser difíceis de medir, mas são essenciais para um desempenho ideal.

Grandes líderes te fazem se sentir seguro. – Simon Sinek

Sem segurança, em vez de se concentrar no ambiente externo, estamos virados para dentro de nós. Na nossa autopreservação. Quando nos sentimos seguros, somos capazes de trabalhar juntos por uma causa comum e cumprir a visão do líder.

A questão para as organizações em todos os lugares é se sua cultura é segura. Seus gerentes incentivam uma atmosfera de segurança e confiança? A resposta a essa pergunta pode ser a chave para destravar a criatividade de toda a empresa.

Grandes líderes determinam o ritmo. – Luciano Toledo

Pergunta: Você se considera um grande líder? Se sim, como você tem deixado o seu ambiente mais seguro? Quais ações você tem tomado? Se não, quais motivos te levam a pensar que você não seja um grande líder? Compartilhe os seus comentários abaixo.