Pontos Fortes! Você sabe quais são os seus?

Tempo de leitura: 6 minutos

3 Maneiras Revolucionárias Para Viver Uma Vida Baseada Em Pontos Fortes

No texto anterior falei de 5 Princípios para Atingir o Máximo Desempenho, e nesses 5 princípios você pode ver alguns pontos fortes. Tais como: Confiança, Conexão (Se conecta com as pessoas), Liderança (Inspira as pessoas), Ouvir (Ser um bom ouvinte), Criatividade (Usar o que tem nas mãos), Humor (Ser bem humorado), entre outros. Se você ainda não leu aquele texto, clique aqui e leia ele.

Neste texto escrevo como você pode identificar esses pontos fortes, os seus, de uma maneira simples e prática. Contudo, antes de mostrar como você pode identificar os seus pontos fortes. Nada melhor do falar o que é um ponto forte, não é mesmo. Pois afinal, o que é um ponto forte?

Um ponto forte, de acordo com a definição do livro “Descubra seus pontos fortes” de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton. É um desempenho estável e quase perfeito em determinada atividade. Um exemplo pode ser o piloto Ayrton Senna quando dirigia na chuva. Ou o Oscar Schmidt, também conhecido como “Mão Santa”, em seus arremessos de 3 no basquete. Marcelinho Carioca nas cobranças de falta, Usain Bolt, Michael Phelps, entre outros. Existem muitos, mas vou usar apenas os dois primeiros. Ambos tinham um desempenho estável. Quase perfeito em suas atividades. Quer dizer eles usavam os seus pontos fortes, seus talentos, para a obtenção dos resultados.

Meus Pontos Fortes

No meu caso, por exemplo, fiz alguns testes para descobrir os meus pontos fortes. E descobri o que já sabia, porém não prestava atenção. Os meus pontos fortes são os que mais me diferenciam dos demais. São eles: Relacionamento (Ter bons e próximos amigos). Realização (Realiza projetos, objetivos, tarefas). Crença (Acreditar e saber que é possível). Estudioso (Ama aprender, mais do que o conteúdo, a jornada do ensino). Excelência (Se for para fazer que seja bem feito, não se contenda com o mediano).

Esses são alguns dos meus pontos fortes. E a ideia com esse texto é que você possa descobrir os seus pontos fortes e colocar eles para trabalharem a seu favor. Não contra você. Pois se você faz algo e não usa os seus pontos fortes, você está sendo mediano. Comum. E não vai se destacar em sua profissão, negócios ou na vida.

Você pode me perguntar. Ok, esses são os pontos fortes deles e seu, e eu como posso descobrir os meus? Sim verdade, vou falar disso um pouco mais abaixo, mas voltando aos exemplos acima. Tanto Ayrton Senna quanto Oscar Schmidt são exemplos de como os pontos fortes, quando bem utilizados, trazem felicidade não só para a pessoa que os utiliza, mas para muitas outras pessoas ao redor deles. Tenho muitas lembranças de ambos, não sei você, mas os domingos de manhã se tornaram monótonos sem o Senna, bem como assistir os jogos da seleção de basquete do Brasil sem o Oscar.

Pontos Fortes Trazem Felicidade

Mas analisando a frase a seguir. “Trazem felicidade não só para a pessoa que os utiliza, mas para muitas outras pessoas ao redor deles”. Me responda. Quantas pessoas você tem levado felicidade ultimamente? Uma das maneiras mais simples de saber se estamos utilizando bem os nossos pontos fortes é saber se as pessoas ao nosso redor estão sendo felizes e não apenas nós.

Pensando nisso,  te faço mais uma pergunta. Do que você precisa para construir a sua vida ao redor dos seus pontos fortes?

Quero te apresentar, no meu ponto de vista, 3 maneiras que irão revolucionar a sua vida e vão te ajudar a viver uma vida verdadeiramente produtiva.

Descubra os Seus Pontos Fortes

1# Discernir as suas habilidades (talento natural) do seu aprendizado (técnica). Nos exemplos citados acima, tanto Ayrton Senna quanto Oscar Schmidt utilizaram as suas habilidades de uma maneira consistente, contudo para se tornarem melhores a cada dia tiveram que aprender a como utilizá-las eficazmente. Como numa propaganda que dizia que “potencia sem controle não era nada”. Assim também as nossas habilidades sem técnica não são. Portanto saiba quais são as suas habilidades, aquilo que você faz muito bem, sem muito esforço. E como você pode aprimorar elas a cada dia, aprendendo, utilizando novas técnicas de melhoria.

“Não existe talento sem treinamento.” – Oscar Schmidt

2# Identificar os seus talentos dominantes. Existem algumas formas de identificar o seu talento dominante. Tais como: teste de perfil, análise de comportamento, participar de um processo de coaching, entre outros. Todas essas formas são extremamente poderosas e cada uma tem suas características próprias, eu mesmo fiz os três e os recomendo. Contudo para fins didáticos vamos nos ater a análise de comportamento, você pode verificar o seu comportamento nas tarefas diárias e em quais delas você tem mais afinidade e facilidade em realizar. Quais você tem um desempenho acima da média e sempre encontra uma outra forma mais eficaz de realizar ela. Fazendo isso, com certeza, você identificará os seus talentos dominantes, seus pontos fortes.

“Quando penso que cheguei ao meu limite descubro que tenho forças para ir além.” – Ayrton Senna

3# Descrever os seus talentos de forma simples. Após você discernir o seu talento do aprendizado e identificar o seu talento dominante, você tem que descrever esse ponto forte de forma simples. Por exemplo, você pode ser uma pessoa que faz bons relacionamentos, mas isso é um tanto quanto genérico, o melhor é ser mais específico, tal como: Eu sou uma pessoa que sabe como receber as pessoas, ser um bom anfitrião. Uma pessoa que ajuda as pessoas a se relacionarem com os outros e serem mais comunicativas. E você como descreveria o seu talento?

Conclusão

Se você quer ter uma vida com mais significado, resultados e feliz use essas 3 maneiras, descubra os seus pontos fortes e coloque eles para trabalharem a seu favor. Construindo assim uma vida baseada em seu pontos fortes e não em seus pontos fracos.

“Eu não sou projetado para ser segundo ou terceiro, eu sou projetado para vencer.” – Luciano Toledo

Perguntas: Você sabe quais são os seus pontos fortes? Esse texto te ajudou a encontrar, descobrir, os seus pontos fortes?

Aproveite e me faça um favor, deixe os seus comentários abaixo sobre o que achou do texto e o que você espera ver nos próximos textos.

Segue mais alguns textos que escrevi.